O estoque e a contabilidade de estoque são realizados para controlar o uso e a movimentação de recursos. O estoque e as operações de estoque enfrentam muitos desafios, desde a organização do armazenamento até o monitoramento do cumprimento das taxas de consumo. A organização dos estoques e da contabilidade de mercadorias é realizada diretamente pela administração, e a eficiência da implementação desses processos é a estrutura organizacional geral da administração da empresa. Infelizmente, muitas empresas enfrentam vários problemas contábeis devido a fatores como atrasos na contabilidade, documentação incorreta, falta de controle sobre a movimentação e armazenamento de estoques e mercadorias, casos de danos ou roubo de bens tangíveis, tratamento injusto. Funcionários que desempenham funções oficiais, erros de contabilidade, etc. Todos os fatores afetam os certificados usados no relatório.
Os materiais geralmente vêm de fornecedores por meio de compras em sua organização. Existem outras formas de recebimento de materiais na organização: com convênio de brindes; na forma de uma contribuição para o capital da carta pelos fundadores; de produção própria; com contrato de câmbio; durante o desmantelamento de ativos fixos; Como resultado do inventário. Os bens tangíveis e as matérias-primas recebidos para armazenagem por conta de terceiros são detidos e registados em contas extrapatrimoniais separadas. Se os materiais forem recebidos pela organização com base em um contrato de troca, eles serão recebidos pelo valor de mercado da propriedade transferida em troca, acrescido dos custos correspondentes. As ações recebidas como contribuição para o capital autorizado são consideradas pelo valor monetário acordado com os fundadores. Os materiais obtidos gratuitamente, bem como na análise do ativo imobilizado, identificados na fase de contabilização, são aceitos na contabilização pelo valor de mercado.
Para empresas que podem usar métodos contábeis simplificados, aplicam-se as seguintes regras contábeis: A empresa pode avaliar as ações adquiridas ao preço do vendedor. Paralelamente, outros custos diretamente relacionados com a aquisição de fornecimentos são incluídos nos custos normais da atividade em todo o período em que são incorridos; Uma microempresa pode reconhecer o preço do petróleo bruto, insumos, mercadorias, outros custos de produção e os custos de preparação de produtos e mercadorias para venda; As empresas que não sejam microempresas podem reconhecer integralmente os custos de produção e preparação de produtos e mercadorias para venda como uma despesa no curso normal dos negócios, desde que a natureza da organização não envolva saldos de estoque significativos. Ao mesmo tempo, saldos significativos em estoques são considerados tais saldos, cujas informações sobre a existência dos quais nas demonstrações financeiras da organização podem influenciar as decisões dos usuários das demonstrações financeiras desta organização; A empresa pode reconhecer integralmente os custos de aquisição de insumos destinados às necessidades de gestão na estrutura de custos das atividades ordinárias no momento de sua aquisição (produção).
Quanto aos estoques, há outra peculiaridade: esses recursos são um indicador dos custos diretos de produção, que são levados em consideração no cálculo e nos custos. Um preço de custo calculado incorretamente levará a uma distorção do preço das mercadorias, possivelmente a uma queda no preço, o que levará a uma perda para a empresa. Muitos fatores dependem da eficiência com que o sistema de contabilidade de estoque e mercadorias será organizado. Mesmo que o menor problema surja na contabilidade, é necessário reagir rapidamente e eliminar os erros. Freqüentemente, muitas empresas tentam lidar com todos os problemas por conta própria, mas isso leva a uma perda de tempo e dinheiro. E o resultado é alcançado muito raramente.
Nos tempos modernos, a introdução da automação é a solução certa. A automação da contabilidade de estoques e mercadorias permite otimizar as atividades de trabalho, fornecendo todas as funções necessárias para organizar um armazém eficiente. Para implementar a automação, é necessário selecionar o software adequado, cuja funcionalidade garante o desempenho das tarefas de acordo com as especificidades das atividades financeiras e econômicas da organização, incluindo a necessidade de otimizar os processos de inventário e contabilidade de materiais. . A automação tem certos tipos, mas os produtos de software também diferem de acordo com a localização de tarefas e processos de trabalho.
Portanto, você precisa saber exatamente quais processos precisam ser ajustados para selecionar corretamente a funcionalidade de qualquer programa. Escolher o produto de software certo garante eficiência e bons resultados. O USU é um programa automatizado com uma ampla variedade de funções diferentes que ajudam a otimizar o desempenho da empresa. USU é um programa de automação complexo que permite alterar e melhorar cada processo de trabalho e sua implementação. Ao desenvolver um software de automação, fatores como necessidades e desejos do cliente são levados em consideração, graças aos quais parâmetros funcionais podem ser alterados ou adicionados ao programa.