A contabilidade das mercadorias pelos fornecedores é realizada com base em documentos primários. O estoque de bens da organização é mantido pelos fornecedores para monitorar a disponibilidade e a qualidade dos bens adquiridos. Em caso de não conformidade da mercadoria, a organização devolve-a aos fornecedores com referência a credenciais e documentação. No caso de produtos alimentícios, muitos fornecedores possuem uma política de devolução em que a empresa pode devolver um produto vencido e receber um novo. Manter registros de mercadorias de fornecedores é muito útil, pois a probabilidade de perda é reduzida. Para regular o volume de compras de mercadorias, também é possível produzir contas a pagar na organização. No registro, os dados de cada item comprado são atribuídos ao fornecedor correspondente. Além disso, algumas empresas calculam o saldo de mercadorias dos contratados. Para realizar a contabilidade de mercadorias no contexto do vendedor, todo o sistema de contabilidade deve funcionar da maneira mais eficiente possível.
O contrato de fornecimento serve como o documento mais importante que define os direitos e obrigações das partes na compra e venda de bens utilizados no negócio. Salvo disposição legal em contrário ou acordo entre as partes, o contrato de fornecimento e compra a retalho pode ser celebrado verbalmente, bem como pelos fornecedores que recebem a ordem de execução do comprador. A compra de bens no âmbito do contrato de fornecimento é constituída pela liquidação, pagamento e elaboração dos documentos que os acompanham: faturas, ordem de pagamento, mercadorias, avisos de transporte e expedição, especificações, certificados de qualidade, etc., estipulados pelas condições de entrega das mercadorias. e das regras de transporte de mercadorias. Quando os artigos chegam sem documentos acompanhantes ou com a sua ausência parcial, são aceites pela comissão, que lavra o acto de aceitação. A organização comercial, levando em consideração sua estrutura organizacional e funcional e condições de entrega, estabelece as regras e regulamentos para recebimento, registro, verificação e recebimento de documentação de liquidação de entrada de mercadorias e valores de materiais.
Os problemas associados à má contabilidade são múltiplos. Os donos de lojas perdem receita devido a erros de funcionários e contrapartes. O fornecedor traz menos do que o pedido. Os produtos chegam atrasados: as datas de validade são mais rápidas do que podem ser compradas. Um caixa pesa acidentalmente um cliente ou perde o recibo deliberadamente. O inventário de mercadorias ajuda a controlar o processo em todas as etapas. O objetivo da contabilidade de estoque é melhorar a eficiência dos negócios. Para isso, o lojista analisa cada etapa, da entrega à venda, e toma decisões: quais mercadorias pedir e quando, com quais fornecedores trabalhar, como organizar melhor a recepção, quais funcionários demitir ou retirar bônus. Tudo isso ajuda a reduzir custos e aumentar as receitas. A contabilidade prepara o empreendedor para um novo processo de negócios - trabalhar com produtos rotulados. O novo processo deve ser controlado e treinado pelos funcionários. Quando a loja implementa a contabilidade, não precisa mais alterar os processos atuais com códigos de etiquetagem para vender mercadorias.
Operações redundantes, como armazenar os dados de cada contratante, podem complicar o processo das atividades contábeis, principalmente quando a organização tem problemas no trabalho do departamento contábil. O problema mais comum é o atraso na implementação das operações contábeis. Na maioria das vezes, isso ocorre devido a atrasos no recebimento de mercadorias no depósito, fazendo com que os documentos sejam transferidos para as mãos do contador muito mais tarde. Em cada um desses casos, o volume de trabalho com documentação se acumula, o que afeta negativamente a produtividade e a eficiência do processo de trabalho. Adicione a esse processo a necessidade de revisar as mercadorias dos fornecedores e imagine como a contabilidade da sua empresa está movimentada. Além do departamento financeiro, vale ficar atento ao funcionamento do almoxarifado da organização.
A gestão de armazéns tem muitas nuances.
Você já se perguntou a eficiência com que o sistema de arquivos é organizado em sua empresa?
O armazenamento justifica o custo?
Com que rapidez os funcionários do depósito podem encontrar este ou aquele produto e confirmar sua ausência sem hesitação?
Muitos gestores não valorizam o trabalho do almoxarifado, considerando-o apenas um local para guardar valores materiais, mas o armazenamento é um grande gasto, e a movimentação, disponibilidade e qualidade das mercadorias dependem do armazenamento. Nos tempos modernos, basta estar atento às tecnologias de informação para organizar o trabalho deste ou daquele departamento da atividade financeira e económica. Os programas automatizados tornaram-se parte da vida de muitas organizações, simplificando e agilizando suas operações. O uso de agendamentos automatizados oferece muitos benefícios, incluindo melhor organização das tarefas de trabalho e maior eficiência.
USU Software é um sistema para automatizar ações complexas, graças ao qual se obtém a otimização de cada processo de trabalho da organização. O software USU não possui uma localização específica no aplicativo, portanto é adequado para uso em qualquer empresa. Essa variedade é caracterizada por uma abordagem individual ao cliente. Durante o desenvolvimento do programa de contabilidade do software USU, os requisitos do usuário são identificados, como resultado do qual a funcionalidade do sistema é ajustada. O produto de software é implementado rapidamente, sem afetar o trabalho atual e sem a necessidade de qualquer investimento.